O projecto RIBA – Centro para o Empreendedorismo de Impacto do Distrito de Santarém foi oficialmente apresentado à comunidade, numa sessão que decorreu na Startup Santarém no dia 14 de Janeiro. O evento contou com a presença de representantes das entidades promotoras, investidores e entidades financiadoras, bem como dos primeiros projetos incubados no centro.
O RIBA representa um investimento de mais de meio milhão de euros, financiado pela Portugal Inovação Social e pretende apoiar, num horizonte de três anos, 111 empreendedores e startups do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo que pretendam gerar um impacto positivo na sociedade a nível cultural, social e ambiental.
A sessão foi iniciada por António Pedroso Leal, presidente da direcção da NERSANT, que destacou o papel fundamental da associação no apoio ao empreendedorismo na região. No seu discurso, o presidente sublinhou que o projecto RIBA é uma extensão natural do trabalho que a NERSANT tem desenvolvido ao longo dos últimos anos na área do empreendedorismo. Entre 2013 e 2024, a associação apoiou mais de 4180 ideias de negócio, elaborou 988 planos de negócio, ajudou à criação de 803 empresas, totalizando um volume de negócios de mais de 65 milhões de euros e a criação de 1378 postos de trabalho.