Picture of Ana Santos

Ana Santos

Fundadora do Clube Negócios e Saúde

Como Fazer Um Orçamento

É importante que a sua empresa faça um orçamento pois será um mapa que vai guiá-lo nas suas decisões financeiras ao longo do próximo ano que se avizinha. Este irá funcionar como um instrumento de planeamento.

Para fazer um orçamento é importante que siga os seguintes passos:

1. Fazer um diagnostico financeiro ou seja fazer um diagnostico geral da situação financeira da empresa.

Deve rever os dados do último ano e analisar indicadores como volume de vendas, lucro/prejuízo, custos e despesas, faturação, gastos com impostos, etc.

2.  Para se poder planear é preciso definir os objetivos para o próximo ano.

Então o próximo passo é definir os objetivos e metas financeiras, o que queremos alcançar, como por exemplo: 

·      Reduzir os custos fixos em 10% até o meio do ano

·      Aumentar a faturação em 15% no primeiro semestre

·      Tentar reduzir os impostos

·      Aumentar o lucro bruto em 10% através da redução de custos variáveis e renegociação com fornecedores

·      Investir em um novo produto/serviço, abertura de filial ou tecnologia.

3.   Estimar as receitas

O que espera vender ao longo do ano? Pois através desta estimativa é que se poderá projetar os custos, despesas e investimentos.

Aqui é importante fazer uma estimativa incluindo todos os canais da empresa (loja física, loja online, redes sociais, revendedores, representantes, etc.) e o todos os produtos ou serviços que constam no portfólio.

Para além das vendas é importante incluir outro tipo de receitas que a empresa possa ter. Aplicações financeiras, arrendamentos, direitos de autor, etc.

4. Faça uma lista de todos os custos e despesas.

Podemos definir quatro principais tipos de gastos numa empresa:

·      Custos fixos: gastos recorrentes que não se alteram de acordo com o volume de produção, como o arrendamento do escritório e salários.

·      Custos variáveis: gastos que variam conforme o volume de produção, como a matéria-prima para fabrico de produtos.

·      Despesas fixas:  despesas administrativas que não variam de acordo com as vendas e distribuição, como o IMI,, prestações de empréstimos e serviços de limpeza e manutenção

·      Despesas variáveis: despesas administrativas que aumentam ou diminuem na mesma proporção das vendas, como a comissão dos vendedores.

5. Planear os investimentos

Se um dos objetivos da sua empresa é crescer, os investimentos precisam estar presentes no seu orçamento.

Pode planear para investir na abertura de uma nova filial, na compra de novos equipamentos, ampliação do quadro de colaboradores, implementação de novas tecnologias, entre outros projetos. Depois deverá decidir se recorrer a credito junto dos bancos ou procurar novos acionistas que queiram se tornar investidores. Uma pratica é poder haver ações sem direito a voto, cujo objectivo é apenas ter direito aos dividendos da sociedade.

6. Por fim é importante ter uma planilha ou utilizar algum software.

Agora que já projectou as suas receitas, custos, despesas e investimentos, só precisa organizar toda essa informação numa planilha, software ou ferramenta da sua preferência, para depois poder fazer um bom acompanhamento do mesmo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Outros artigos

Novo Servidor 2025
Rolar para cima